Rupert Murdoch Fatos


Começando como editor de jornais em sua Austrália natal, Rupert Murdoch (nascido em 1931) tornou-se um poderoso empresário de mídia com grandes holdings na Inglaterra e nos Estados Unidos. Seu estilo de jornalismo evocava críticas de leitores sérios, mas atendia às necessidades de entretenimento de uma ampla audiência.<

Nascido em 11 de março de 1931, em Melbourne, Austrália, (Keith) Rupert Murdoch era filho de um distinto jornalista. Seu pai, Sir Keith Murdoch, era um célebre repórter da Primeira Guerra Mundial que mais tarde se tornou chefe executivo do principal grupo jornalístico de Melbourne Herald. Desde o início em 1955, com o pequeno Adelaide News herdado de seu pai (que morreu em 1952), Murdoch criou um império internacional de comunicação que acabou publicando mais de 80 jornais e revistas em três continentes.

No processo de expansão de seus $1,4 bilhões por ano News Corp. Ltd., Murdoch adquiriu críticos tão rapidamente quanto propriedades para sua marca sensacionalista de jornalismo. Apelando para os interesses pavorosos dos leitores, Murdoch foi comparado a tais magnatas do jornalismo amarelo do passado como William Randolph Hearst. No entanto, sua filosofia empresarial de oferecer aos leitores o que eles estavam dispostos a comprar mais se assemelhava à perspectiva do apresentador P. T. Barnum.

Depois de estudar em Oxford, Murdoch entrou no jornalismo como repórter do Birmingham Gazette e serviu como aprendiz no London Daily Express, onde aprendeu os segredos da construção da circulação com o barão da imprensa Lord Beaverbrook. Voltando à Austrália para iniciar sua carreira editorial, Murdoch reviveu a Adelaide News. Em 1956 comprou e construiu o Perth Sunday Times. Em 1960 comprou o Sydney Daily e Sunday Paper, que ele transformou no maior jornal de venda na Austrália, empregando uma promoção agressiva e um estilo de tablóide agressivo. Em 1964 ele começou O australiano, um jornal nacional voltado para um público mais sério.

No início de 1969 Murdoch estreou como editor de Londres quando ganhou o controle do jornal de domingo News of the World, o maior jornal de circulação em inglês do mundo. Mais tarde, em 1969, ele comprou um papel liberal cansado, o Sun, que ele transformou radicalmente em um tablóide sensacionalista com exibições diárias de uma garota em topless na página três. O Sun, tornou-se o jornal mais lucrativo de seu império. Em 1983, com circulação em torno de quatro milhões, ganhou 50 milhões de dólares, mais de 40% dos lucros anuais da News Corp. Em 1981, Murdoch comprou o falido mas prestigioso jornal londrino Times.

Murdoch expandiu-se para o mercado americano em 1973 quando ele adquiriu o San Antonio (Texas) Express e News. No início de 1974 ele iniciou o tablóide semanal o National Star (mais tarde renomeado Star) para competir com o popular Enquirer. Inicialmente uma fraca imitação da Sun, adotou um formato baseado em fofocas de celebridades, dicas de saúde e conselhos de auto-ajuda que impulsionaram sua circulação para quase quatro milhões.

Em sua busca por um público de grandes cidades, Murdoch surpreendeu o mundo editorial em 1976 quando comprou o New York Post, um jornal altamente considerado liberal. Ao transformar sua imagem, ele quase dobrou a circulação. Em 1977, ele assumiu o controle de Clay Felker do jornal New York Magazine Corp, que incluía a revista da moda New York, New West, e o semanário radical o Village Voice. Focalizando o papel em dificuldades nos mercados urbanos competitivos, Murdoch ampliou suas participações comprando o ailing Boston Herald em 1982 e o modestamente lucrativo Chicago Sun-Times em 1983.

Desde seu primeiro envolvimento na publicação, Murdoch aplicou uma fórmula reconhecível à maioria de seus trabalhos. Suas operações de marca registrada incluíram controles rígidos de custos, artifícios de circulação, manchetes chamativos e uma ênfase constante em sexo, crime e histórias de escândalos. Reminiscente do estilo personalizado do Cidadão Kane fictício, o sensacionalismo desinibido de Murdoch foi desprezado como vulgar e irresponsável por seus pares. Um crítico alegou que o que Murdoch fez “simplesmente não é jornalismo— é uma forma de arte diferente”

Por outro lado, Murdoch era visto como um jornalista popular astuto e eficaz que atendia aos interesses de seu público, uma visão que ele defendia. Ignorando seus críticos, ele considerava a maioria dos jornais como demasiado elitista em sua abordagem e demasiado branda em sua aparência. Ele preferia um produto brilhante e divertido que atraísse o maior corpo de leitores. Embora ele não achasse que os jornais deveriam estar no negócio de pregar ao público, ele usou suas colunas de notícias para promover causas pessoais. Com relação a um governo trabalhista na Austrália, ele declarou: “Eu os elegi. E, aliás, não estou muito contente com eles”. Eu posso removê-los”

O estilo de jornal do Murdoch, no entanto, não era tão bom nos Estados Unidos quanto na Grã-Bretanha. O New York Post foi um constante esgotamento financeiro apesar de sua crescente circulação. A fórmula de Murdoch não atraía os anunciantes. Coletivamente, liderados pelos mais moderados Star,Os jornais americanos de Murdoch não apresentaram lucro até 1983.

Em 1983 Murdoch adquiriu uma participação de controle na Satellite Television, uma empresa londrina que fornece programação de entretenimento para operadores de televisão a cabo na Europa. Seu plano de transmitir programas de satélites diretamente para residências equipadas com pequenos receptores não avançou, e sua tentativa de obter o controle da Warner Communications e sua extensa biblioteca de filmes não teve sucesso. Entretanto, em 1985 ele comprou a empresa cinematográfica Twentieth Century Fox. Um ano depois ele comprou seis emissoras de televisão (Metromedia) e procurou criar uma quarta grande rede chamada Fox Television. Como os estrangeiros não tinham permissão dos Estados Unidos para possuir uma estação de transmissão, Murdoch tornou-se cidadão naturalizado dos EUA em 1985, a fim de manter seu controle da Fox Television. Em 1987 ele comprou a editora norte-americana Harper and Row.

Para além da publicação, os interesses comerciais de Murdoch incluíam duas estações de televisão na Austrália, metade da propriedade das maiores companhias aéreas privadas do país, publicação de livros, discos, filmes (ele co-produziu Gallipoli), pecuária, exploração de gás e petróleo, e uma participação na agência de notícias britânica Reuters News Corp. Ltd., que ganhou quase US$ 70 milhões em 1983. Suas participações rivalizaram com gigantes americanos como a Time, Inc. e a Times Mirror (agora Time Warner) Company. Em 1988, em conexão com sua rede de televisão, ele comprou as publicações Triangle— com participações que incluíam TV Guide, a principal publicação de listagem de programas de televisão— de Walter Annenberg por $3 bilhões. Em 1995, ele subscreveu a revista Weeklyly Standard, uma revista política que geralmente apóia a política republicana. Em 1997, ele tentou comprar a equipe de beisebol dos Los Angeles Dodgers, que muitos vêem como mais uma escavação em seu concorrente de longa data da mídia e rival Ted Turner, proprietário do Atlanta Braves e de numerosas redes de TV a cabo e de transmissão, como a CNN. As ambições de Murdoch o levaram a buscar novos empreendimentos na transmissão a cabo, como um serviço da Fox News, e uma rede totalmente esportiva.

A riqueza pessoal do Murdoch foi estimada em mais de $340 milhões. Visto como impiedoso em seus negócios, Murdoch era conhecido como sendo tímido em sua vida pessoal. Vivendo principalmente em Nova York, ele guardava sua privacidade com sua esposa Anna (uma ex-Sidney Daily Mirror repórter) e seus quatro filhos, um por um casamento anterior.

Leitura adicional sobre Rupert Murdoch

>span>Good Times, Bad Times (1984) por Harold Evans um ex-London Times editor; Arrogante australiano: The Rupert Murdoch Story (1985; Citizen Murdoch (1987).


GOSTOU? PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS!